Este artigo tem por objetivo abordar a inclusão escolar e social dos deficientes no âmbito da Literatura, bem como propor atividades que envolvam a Literatura enquanto disciplina de auxílio aos portadores de deficiência física seja motora ou visual. Primeiramente, será discutida a questão da inclusão escolar de portadores de deficiência, a partir de uma comparação entre os termos integração e inclusão abordada por diversos autores relacionados à Educação Especial. Em um segundo, será abordada a Literatura relacionada à deficiência desde as sociedades mais antigas as atuais, procurando enfatizar as obras e autores específicos que tratam do tema da inclusão social dos deficientes. Finalmente, será proposto um trabalho com a Literatura relacionada com inclusão social dos deficientes, buscando enfatizar não apenas a condição dos mesmos, mas também conscientizar as demais pessoas a respeito deste assunto tão emergente nos tempos atuais.
This essay aims to address the educational and social inclusion of disabled people under Literature and proposes activities that involve Literature as auxiliary subject to physical disabled people either motor or visual. At the first, the question of scholar for disabled will be discussed as from a comparison between the terms integration and inclusion aim by many authors related to Special Education. A second time, the Literature will be addressed in relation to the disability from ancient to contemporary societies, trying to emphasizing the specific works and authors that deal with the issue of disabled student’s social inclusion. Finally, a work with Literature will be proposed in connection to disabled students inclusion, emphasizing not only the condition of theirs but also awareness another people about this subject so emergent nowadays.
Nenhum comentário:
Postar um comentário