A arte urbana ou street art, como já se sabe é uma manifestação urbana cuja principal finalidade é expressar os sentimentos pessoais nas ruas através de desenhos estilizados. Para muitas pessoas, dependendo do contexto é uma espécie de vandalismo, pois acreditam que os desenhos e as frases estariam poluindo visualmente quem passa pelas ruas. Entretanto, há uma confusão grande entre os termos street art e pixação. Realmente quando tratamos de pixação há marcas de vandalismo. Quando o pixador expressa sentimentos através da escrita podemos aceitar ou não. Na maioria das vezes há mensagens positivas de manifestação de amor, como também raiva, desprezo, preconceito e revolta. Pesquisando no Google, encontrei um exemplo de pixação graffiti utilizada para discriminar os nordestinos:
Percebe-se aqui a indignação de um paulistano em relação ao nordestino( os nordestinos de cidades de interior geralmente vão para a Grande São Paulo em busca de emprego e muitas vezes são discriminados, classificados por "cabeça-chata", por exemplo). Fica evidente o repúdio do pixador por nordestino, esbarrando em questões raciais, tornando tal manifestação de street art um problema sério para a sociedade. Atualmente sabe-se que há uma luta pela inclusão das classes menos favorecidas, sejam negros, deficientes ou pobres. A discriminação racial é um aspecto que tende a ser superado cada vez mais. Estamos no século XXI, apesar de haver ainda muito preconceito. A busca pela inclusão é uma das metas principais do nosso tempo atual. Por outro, deve-se relativizar a street art positiva da negativa. Nem sempre a street art é considerada agressão, há casos de graffiti em prol da paz por exemplo. Dependendo da situação há mensagens e desenhos muito bem expressados. Segue um exemplo de grafite que chamou bastante minha atenção:
Trata-se de uma mensagem de boas vindas a um bairro que acredito ser do Rio de Janeiro. A mensagem está muito bem escrita, nítida e vistosa. Para mim esta é uma arte urbana que não denigre a sociedade, pois nos convida a conhecer a cidade do Rio.
No que tange as leis do Brasil, a pixação é proibida, apesar das infrações, pois é um ato de vandalismo. Já no caso da street, esta pode ser feita desde que o dono do estabelecimento utilizado para tal finalidade permita.
Estejam atentos quando a mesma for ou não um aspecto destruidor dos centros urbanos. Sou um grande admirador dessa manifestação, mas diferencio bem uma street art bem feita da mais agressiva. Portanto, saibam apreciar o que há de melhor em termos de graffiti urbano. Utilizada de forma positiva torna-se uma manifestação linguística poderosa, que valoriza a nossa cultura. Portanto relativizem. Nem sempre a arte urbana prejudica a vida das pessoas.
Vc conhece Os Gêmeos?
ResponderExcluirDá uma pesquisada que vale a pena.
São dois irmãos que tem origem na street art paulistana e hoje estão nas melhores galerias de arte.
Bjs
Ana Paula Scagliarini